A atual conjuntura das redes de notícias, tanto regionais quanto mundiais levam a um estagnamento da informação nos meios de comunicação de massa tradicionais, pois há pouco risco de eles se divergirem entre si. O que é considerado notícia nada mais é do que uma versão dada em concordata com conglomerados de mídia que tendem cada vez mais ao monopólio empresarial, não mais sustentado pelo dinheiro da venda de jornais e portanto do leitor, a quem eles deveriam servir, mas sim por verba de anunciantes e publicitários. Muitos destes ligados as esferas do poder, o que torna muito comum entre a população a estranha sensação de silêncio quanto ao que acontece dentro das instancias públicas. Felizmente, algumas mídias, por serem muito difusas, dificultam esta formação de conglomerados (ainda que esta coluna esteja sendo publicada em um site que é símbolo disso na web). Até mesmo o monopólio do oficio de jornalista, que por lei deveria ser restrito apenas aos graduados, foi quebrado desde que foi criado o primeiro espaço de discussão na internet. Talvez esta profissão esteja com os dias contados, para dar lugar a um profissional da comunicação que pelas leis de sobrevivência no ambiente dinâmico da web, precise estar bem mais preparado para ser um formador de opinião. Individuo este, não mais munido de uma credencial, diploma ou de boas graças do patrão, mas sim de conteúdo e boa disposição para procurar mais e mais informação que deverá ser bem pensada, aprofundada e articulada antes de ser publicada. Não é novidade que a internet, ainda que predominantemente repleta de redundâncias e superficialidades, tenha espaço reservado para boa produção de conteúdo, e atualmente esteja cada vez mais sendo acessada por um novo tipo de leitor, que é diferente do consumidor tradicional de informação, antes passivo, mas agora sim ativo e seletivo a respeito do que quer ler ou assistir.
Este blog se propõe a suprir uma pequena, (bem pequena ínfima mesmo) parte desta demanda por opinião bem formada e independente dos atuais conglomerados de mídia (até porque não consegui fazer parte de nenhum deles, ainda). Por isto teremos uma atualização em ritmo um tanto lento, (até porque um conteúdo bem aprofundado é lento de ser feito mesmo, tendo em vista que seu autor não ganha nada com isto) e para os leitores ativos, fica aberto a comentários e contrapontos (desde que coerentes, obvio!)
Este blog se propõe a suprir uma pequena, (bem pequena ínfima mesmo) parte desta demanda por opinião bem formada e independente dos atuais conglomerados de mídia (até porque não consegui fazer parte de nenhum deles, ainda). Por isto teremos uma atualização em ritmo um tanto lento, (até porque um conteúdo bem aprofundado é lento de ser feito mesmo, tendo em vista que seu autor não ganha nada com isto) e para os leitores ativos, fica aberto a comentários e contrapontos (desde que coerentes, obvio!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário